IA da Receita Federal de olho nas suas criptos! Suas transações são realmente seguras?
Já ouviu aquele ditado “quem não deve, não teme”?
Pois é o que investidores de criptomoedas devem estar se perguntando exatamente nesse momento.
A Receita Federal não para de divulgar informações a respeito de suas iniciativas no setor dos criptoativos.
Agora a novidade diz respeito da utilização da tecnologia de Inteligência Artificial para identificação de fraudes tributárias.
E a ferramenta não atua somente identificando desvios com criptoativos, mas também nos diversos ramos de fiscalização em que a Receita Federal está inserida, como por exemplo, irregularidades aduaneiras e com uso de grupos econômicos para evasão de divisas.
Através de uma plataforma integrante do Projeto Analytics as autoridades tributárias têm identificado transações suspeitas e indícios de esquemas complexos de sonegação tributária e de lavagem de dinheiro com uso de criptomoedas.
A plataforma tem sido apresentada internacionalmente, com a finalidade de maior integração e cooperação entre as administrações tributárias estrangeiras.
Neste particular está sendo aprimorado um módulo para identificação de transferência de lucros para paraísos fiscais, temática que preocupa fiscalizações mundo afora.
Além da Receita Federal, o Ministério Público também está participando ativamente, acompanhando o trabalho e ampliando a realização dos encaminhamentos necessários.
A Receita Federal mais uma vez se coloca em posição de destaque, na vanguarda no que diz respeito a otimização do controle tributário e auxílio ao correto cumprimento das obrigações acessórias tributárias, evitando descaminhos.
Estar atualizado as novidades fará com que os contribuintes entusiastas destas novidades tecnológicas sintam-se tranquilos com relação a atuação no setor.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!