Dia 25/04 comemora-se o Dia da Contabilidade.

Breve histórico

Nesta mesma data, em 1926, o senador João Lyra Tavares atuou em defesa da regulamentação da profissão contábil em sessão no Congresso Nacional. Todo o esforço foi determinante para que o Decreto nº 20.158, de 30 de junho de 1931, fosse promulgado, o que também formalizou as Ciências Contábeis no Brasil.

O papel da contabilidade

Esta data é uma homenagem aos profissionais que atuam na área da contabilidade, reconhecendo a importância do seu trabalho para a gestão financeira, o cumprimento das obrigações fiscais e a transparência das informações contábeis nas empresas e organizações, buscando o desenvolvimento social e econômico do Brasil.

O Dia da Contabilidade é uma ocasião para reconhecer e homenagear os profissionais que trabalham na área contábil, destacando a importância do seu papel na sociedade e nas empresas.

Constante atualização

Em razão da grande quantidade de leis e normas, constantemente em alteração, os contabilistas estão entre os profissionais mais exigidos em relação a necessidade de atualização, tornando-os profundos estudiosos das relações entre os órgãos públicos e a iniciativa privada, não apenas monitorando questões financeiras, mas também orientando a cultura organizacional em direção à conformidade e governança corporativa.

Inovação

As inovações tecnológicas são rapidamente adaptadas a realidade dos contabilistas, que precisam responder com correção e zelo, para que essas inovações sejam fidedignamente demonstradas, garantindo o compliance e a governança corporativa exigidas.

Criptomoedas

Os Contabilistas desempenham um papel importante no contexto das criptomoedas. São eles os responsáveis por registrar, analisar, cumprir obrigações fiscais, auditar e orientar as transações, garantindo conformidade no processo. Com a modernização dos processos de controle e fiscalização são eles que garantirão a qualidade na gestão, contabilização e conformidade das transações envolvendo criptomoedas, ajudando as empresas e indivíduos a entenderem e cumprirem suas obrigações contábeis, fiscais e regulatórias neste espaço em constante evolução.

Texto: Daniel Lóttici